Navegar é preciso…

FONTE: Revista SER Espírita
FONTE: Revista SER Espírita

Se você também curtiu a frase ao lado1 no Facebook ou Twitter, então responda depressa:

– o que é uma genoa?
– estibordo é o lado esquerdo ou direito da embarcação?2

Se me derem um barco a vela para comandar, é possível que ele ande para trás, bata no cais e afunde. Talvez aconteça o mesmo com você. Ajustar as velas de um barco é algo que vai além das minhas habilidades.

Assim como outras preciosas dicas da autoajuda, pressupõe-se aqui algum conhecimento prévio – sem o qual, qualquer conselho torna-se inútil, senão perigoso, por mais bonito e poético que pareça.

Imagine que você pergunte ao Usain Bolt o que é preciso para ser campeão olímpico e ele responda: “Chegar na frente dos outros”.

Você vai correr mais rápido por causa disso? Você vai se sentir mais motivado a treinar por causa disso? Certamente que não. É uma dica totalmente inútil.

Bem menos poético – mas infinitamente mais útil – seria dizer:

“Você não pode mudar o vento, mas entre numa escolinha de vela, aprenda para quê serve a quilha, o que é um moitão e como dar um lais de guia e talvez você possa navegar para um lugar que seja perto de onde você quer ir. Se tiver vento.”

Conselhos assim não servem para nada se você não tiver o repertório necessário. São apenas frases bonitas. Mas se você vai ler um livro de autoajuda pela sua poesia, prefira Fernando Pessoa que dá mais certo.

____________________

1. Há controvérsias, também, se a frase é do Confúcio ou do H. Jackson Brown Jr. O Google tem mais referências para o segundo, mas é bem mais fofo dar o crédito ao primeiro, não é mesmo?

2. Genoa é um tipo de vela e estibordo é o lado direito.

2 comentários em “Navegar é preciso…”

  1. O texto é bom mas não gostei da imagem. Ou dos três primeiros parágrafos. Por isso eu não gosto de texto quebrado… só com o início dessa postagem eu demorei um século pra tomar coragem pra ler a postagem inteira. (with much love) Anyways… dá pra notar o seu crescimento com o blog. Percebe-se que você sempre ajusta as velas e corre mais rápido 😉 = sucesso! \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *