por que isso não dá certo?

A fórmula consagrada da autoajuda diz, basicamente, que o destino de todo mundo é ser um estrondoso sucesso folheado a ouro. Nenhum livro de autoajuda diz para você se contentar com o que tem, nem que você já alcançou mais do que merecia. Isto é bem óbvio, até.

Segundo estes manuais, a única coisa que você precisa para se dar bem na vida e ter tudo o que sempre sonhou é querer se dar bem na vida. Afinal, este foi o motivo pelo qual você comprou o livro em primeiro lugar, não foi?

Nenhum livro de autoajuda diz que você precisa estudar, que precisa aprender isto, conhecer aquilo, desenvolver tal habilidade ou aprimorar um idioma. Nenhum livro de autoajuda menciona qualquer esforço, no caminho entre você e os milhões a que você tem direito. Eles dizem que basta você querer.

Mas o que acontece depois que você acaba de ler o livro?

Nada.

Aí você pergunta para o seu amigo que leu o mesmo livro. E para a sua vizinha. Aliás, não precisa perguntar, porque você sabe que nada diferente aconteceu com eles. Eles continuam as mesmas pessoas, morando nas mesmas casas, trabalhando nos mesmos lugares, ganhando os mesmos salários…

Isso já seria suficiente para você entender que há algo errado com esta teoria da autoajuda, não seria? Mas você insiste. E compra mais um livro de autoajuda.

E o que esse novo livro de autoajuda diz? Que há um pote de ouro no fim do arco-íris e a única coisa que falta é você ir lá buscá-lo. Este é o livro que você acha que vai mudar a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *