pé quente*

Costumo insistir que muito do que se fala e escreve sobre autoajuda é completamente inútil, não serve para nada. Mas nem tudo. Algumas coisas, além de não trazerem benefícios, ainda causam sérios prejuízos.

Um dos motivos é o fato de você achar que a sua vida vai melhorar só por ter lido um livreco cheio de frases de efeito. Você fica esperando seus problemas se resolverem sozinhos – porque, segundo a autoajuda, basta acreditar – e eles só pioram.

Mas há algumas dicas que ajudam. Ajudam a piorar o cenário bem mais rápido. Veja o caso dos participantes de um seminário de Tony Robbins, no mês passado, em San Jose, Califórnia. Eles chegaram ao evento acompanhados de seus problemas e, horas depois, saíram com queimaduras de segundo e terceiro graus. Além dos problemas que já tinham.

Vamos andar sobre brasas, disse ele. Será divertido, garantiu.
Vamos andar sobre brasas, disse ele. Será divertido, garantiu.

Não foi um incêndio, tampouco uma explosão. Simplesmente Robbins convenceu-os de que andar sobre carvão em brasas, a 600C,  era uma boa ideia. Muitos dos que acreditaram foram parar no hospital.

Segundo Robbins, “As pessoas mudam sua fisiologia mudando suas crenças”.

Em teoria, a frase está correta – e o efeito placebo está aí para provar. Mas tentar fazer isto com frases de autoajuda é uma tremenda queimação…

____________________

* Este foi o título de um artigo sobre o tema, publicado na Slate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *