menor esforço, maior ilusão

Escrevi por aqui, em algum lugar, que a autoajuda baseia-se na Lei do Menor Esforço. Você jamais encontrará um título que diga que para ter sucesso no trabalho é preciso ser faixa preta em Estatística e Finanças, ou que para emagrecer deve alimentar-se como um náufrago e exercitar-se como um maratonista – nunca o contrário!

Em vez disto, os livros pregam que você será presidente da empresa assistindo Chaves e ficará fininho comendo como o Seu Barriga. Bom, se isto não for o suficiente para você desistir destas teorias, deixe-me tentar um pouco mais.


Menor esforcoRecentemente, Malcolm Gladwell abordou o tema do Sucesso em Fora-de-série*, propondo que há três fatores essenciais para o sucesso: ser brilhante, praticar e sorte.

Para quem acha que estudar dá trabalho, praticar dá mais ainda (ao menos 10.000 horas para se atingir a excelência, segundo o psicólogo sueco Anders Ericsson). Preferem, então, apostar tudo na sorte. Afinal de contas, os papas da autoajuda dizem que se você realmente acreditar, a sorte virá. E você acredita. Senta em cima da sua bunda e fica esperando.

Só que eles te enganam esquecendo de dizer, espertamente, que você precisa se esforçar um pouco, ao menos. É como se Deus dissesse-lhe que você vai ficar rico ganhando na Mega Sena e aí você nem sequer se dá ao trabalho de comprar o bilhete.

Certa vez o magnata do petróleo Jean Paul Getty deu sua receita de sucesso: “Acorde cedo, trabalhe muito, ache petróleo”. Perfeito! O problema é que ela só funcionou para cinco pessoas até hoje. O que sobra, então, é acordar cedo e trabalhar muito. Algo que os livros de autoajuda não ensinam.

____________________

* Posso poupar parte do seu trabalho oferecendo uma resenha do livro, em três partes:

1. Fora de Série – Descubra porque algumas pessoas têm sucesso e outras não;
2. Fora de Série – As dez mil horas;
3. Fora de Série – Habilidades Sociais.

4 pensamentos em “menor esforço, maior ilusão”

  1. O que é autoatrapalha?

    Autoatrapalha foi uma ideia que surgiu no meu outro blog, o Não Posso Evitar, numa das minhas inúmeras críticas à autoajuda. A autoajuda é uma doutrina que prega que o nosso destino está em nossas mãos, que o sucesso é uma questão de vontade, qu……

  2. o que é autoatrapalha?

    O autoatrapalha foi uma ideia que surgiu no meu outro blog, o Não Posso Evitar…, numa das minhas inúmeras críticas à autoajuda. A autoajuda é uma doutrina que prega que o nosso destino está em nossas mãos, que o sucesso é uma questão de vontade, que …

  3. o que nunca disseram sobre autoajuda

    Depois que você leu um punhado de livros de autoajuda e continua na mesma pindaíba, espero que já tenha entendido que o segredo para o sucesso não consiste em apenas querer ser um sucesso. Embora os livros de autoajuda digam que você tem tudo para ser …

  4. Não entendi qual é a desse blog. Leio livros de autoajuda e TODOS eles dizem que pra você ter sucesso você precisa se esforçar, tomar atitudes, exceto o livro “O segredo”. Esse sim eu achei muito ruim, e se a temática do blog se baseasse apenas nesse livro estaria perfeito. Mas dizer que toda autoajuda é assim é uma grande generalizaćão. Autoajuda são conceitos psicológicos e filosóficos expostos de forma prática de modo a despertar nas pessoas o senso de responsabilidade, compaixão por si mesmo e pelos outros, a desenvolver suas qualidades humanas mais nobres. E sim, a motivação para agir. Na minha humilde opinião, criticar a autoajuda é o mesmo que dizer que um amigo não lhe pode aconselhar, que cada um tem que quebrar a cara a vida inteira sozinho sem ninguém lhe dar uma base para desenvolver seu raciocínio para aquilo que é funcional. Por isso para mim o conteúdo do blog não faz sentido. Mas nesse mundo tem de tudo. Não mevimpressiono com mais nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *